sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

ARTE NOS BAIRROS:

ESPETÁCULO “BULHA DOS ASSOMBROS” ABRE PROJETO ARTE NOS BAIRROS

A Fundação Cultural de Brusque inicia no próximo dia 18 de janeiro o projeto “Arte nos Bairros”. O objetivo é garantir à toda a população o acesso à cultura no seu local de moradia. Este é o primeiro evento promovido pela nova direção da Fundação e é uma parceria com o “Grupo Menestrel Faze-dô” do projeto “Horário de Verão/Horário de Cultura”.
Em Brusque o grupo apresentará o espetáculo “Bulha dos Assombros”, teatro com bonecos gigantes, inspirado no imaginário do povo caboclo, nas histórias de assombração, Lobisomem, Boitatá e cemitérios.
“Bulha dos Assombros” estreou em 1999 e desde aquele ano vem recebendo prêmios por ser um dos melhores no gênero. As histórias são tratadas de uma forma bem humorada, provocando risadas na platéia durante todo o espetáculo.
O evento acontece no pátio da Associação de Moradores da Rua Nova Trento na tarde de domingo, dia 18, a partir das 19h30min e tem o patrocínio do Ministério da Cultura do Governo Federal, Baesa, Enercan e o apoio da Fundação Cultural de Brusque.

SINOPSE DO ESPETÁCULO:
Cai à noite no cemitério. Aqui o morrer do dia sempre dá lugar ao sobrenatural, hora das almas penadas saírem fazer tremer e arrepiar os vivos, do homem amaldiçoado se esconder para em lobisomem se transformar, da velha feiticeira juntar seus ingredientes e realizar seus despachos, do boitatá riscar o céu com seu fogo azul lego. As assombrações povoam as noites frias com suas histórias que só se vêem depois que se fecha os olhos para coisas deste mundo.
Ambientada num cemitério mal assombrado, enquanto aguardam um destino, convivem três almas penadas. Para dar um sentido à espera elas encenam para os que estão sepultados que, tornam-se expectadores. Contam uma história de vida e de morte, onde confrontam-se viventes e assombros: o Lobisomem, o Boitatá, a Velha feiticeira e seu famoso “despacho”, Coronel.... que de tão ruim ninguém quis sepultar... seu capataz...
Personagens que fazem parte da cultura e habitam no imaginário do povo. Neste cemitério o frio gelado da Morte sopra desejos e desesperos, de quem quer da vida um pouco mais. Mas, a morte é natural e bem humorada; sem pudor, as almas penadas encenam uma Peça que é de Morte, os atores brincam com os expectadores e desenvolvem uma apresentação de animada interação e comunicação lúdica.
Com tanta assombração que faz bulha por aí, não tem como a gente fazer que não ouve e que não vê a Bulha dos Assombros.

FICHA TÉCNICA:
Companhia: Grupo de Teatro Menestrel Faze-Dô Espetáculo: “Bulha dos Assombros”Autor: Guígui Fernandes- Adaptou idéias do grupo Direção: Grupo Menestrel Faze-Dô Luz (criação): Márcio Machado Figurino: Guígui Fernandes Maquiagem: Grupo Menestrel Faze-Dô Cenário: Márcio Machado Adereços: Grupo Menestrel Faze-Dô Elenco: Guigui Fernandes, Marcio Machado, Fabiano Ribeiro.

Nenhum comentário: