domingo, 16 de novembro de 2008

APOIO DO PODER PÚBLICO


Boas perspectivas de apoio para cultura local

A presença do prefeito eleito Paulo Eccel e seu vice, Farinha, em quase todos os eventos promovidos pelo Conselho Municipal de Cultura de Brusque, desperta nos agentes de cultura de Brusque, uma boa perspectiva para o setor no ano de 2009. Não só pela presença após a eleição, mas já antes mesmo de ser eleito, o então candidato já havia assumido compromissos consistentes com o coletivo cultural local.

Entre as muitas ações que pretende desenvolver, estão a de dar voz e vez aos Conselhos Municipais, entre eles o de Cultura, bem como, organizar o setor que ressente-se pela falta de apoio do poder público local.
A Câmara de Literatura de Brusque também tem suas demandas e espera do novo prefeito algumas atitudes administrativas de apoio. Entre as mais importantes, a Câmara destaca, a implantação de fato do Fundo Municipal de Cultura, que deve ter como principal objetivo, aos moldes da Lei Roanet, apoiar financeiramente projetos culturais da cidade. Sem um fundo financeiro, os autores locais vão continuar produzindo suas obras sem a mínima perspectiva de publica-las.

Mas não é apenas na publicação das obras que o poder executivo poderá auxiliar. Ele também pode abrir espaços para os novos escritores locais para apresentar seus trabalhos, apoiando, por exemplo, a criação de uma Feira Municipal do Livro, além de outros projetos voltados para a divulgação da literatura brusquense.

Nenhum comentário: